quinta-feira, 24 de junho de 2010

NECESSIDADES SUBSTITUTAS

Uma mensagem de Leonard Jacobson
23 de Junho de 2010

Pergunta: Você fala de uma hierarquia de emoções reprimidas como se seguem: raiva, mágoa, necessidade e medo. Eu concluo do que você diz, que as nossas necessidades, com exceção da sobrevivência, são ilusões. A consciência destas necessidades é tudo o que é necessário para que elas sejam satisfeitas e para irmos além delas? Há alguma ação que devemos tomar?
Resposta de Leonard: A única necessidade verdadeira é a necessidade de que os outros estejam presentes conosco. Todas as outras necessidades são necessidades substitutas. Quando entramos neste mundo como bebês pequenos e vulneráveis, tínhamos uma necessidade de que os nossos pais estivessem verdadeiramente presentes conosco. Mas, em graus variados, eles não estavam, e assim não nos sentíamos seguros. A fim de nos sentirmos seguros começamos a perseguir as nossas necessidades substitutas.

“Bem, se você não estiver presente comigo, então pelo menos me amará?”

Logo se tornou óbvio que não receberíamos o nível de amor incondicional que precisávamos para nos sentirmos seguros, assim fomos atrás da próxima necessidade substituta.

“Bem, se você não me amar, então pelo menos me aceitará incondicionalmente?”

Esta necessidade substituta não foi satisfeita.

“Bem, se você não me amar e me aceitar incondicionalmente, pelo menos me aprovará, me reconhecerá ou fará com que me sinta especial?”

A cada passo que damos na busca destas necessidades substitutas, estamos nos afastando de nós mesmos e nos tornando perdidos nos outros.

A maior parte das pessoas passa toda a sua vida em busca destas necessidades substitutas, completamente inconsciente de que tudo o que realmente necessitamos é que os outros estejam verdadeiramente presentes conosco. Aquele que está totalmente presente é amoroso, receptivo e aprovador. Quando o outro está verdadeiramente presente com vocês, vocês obtêm tudo isto.


Direitos Autorais – Leonard Jacobson
Para mais informações visite:
Tradução: Regina Drumond - reginamadrumond@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário