domingo, 18 de abril de 2010

SINTA O LUTO!

Meus queridos amigos...

Eu comentei recentemente que tudo de "ruim" que está acontecendo em nossas vidas, coletiva e individualmente -- do terremoto no Chile até a terrível explosão numa mina de Virgínia Ocidental -- é parte de um Processo Maior através do qual Tudo na Vida evolui.
Eu sei que é muito difícil ver aquele "raio de esperança" quando você é uma das pessoas cujo marido ou esposa ou filho morreu em uma dessas tragédias... então quero falar esta semana sobre o processo de luto, e como ele pode ser afetado e facilitado pelo movimento para níveis mais e mais altos de compreensão espiritual.
O Pesar é uma das Cinco Emoções Naturais. As outras são: Medo, Raiva, Inveja e Amor. Estas emoções nos foram dadas como presentes. Elas são ferramentas que, se bem utilizadas, podem nos ajudar a caminhar por esta vida e permanecer saudáveis, física e mentalmente. Mas o truque é, essas emoções não devem ser negadas.
O pesar que é reprimido se transformará numa emoção antinatural: a depressão crônica. Então, quando eu falo com as pessoas sobre o processo de luto, a primeira coisa que eu digo a elas é, "Sinta isto. Pelo amor de Deus,
sinta isto."
Eu digo isso porque muitas pessoas - talvez a maioria - escondem seu pesar, ou pelo menos tentam com muita força controlá-lo, guardá-lo dentro, reprimi-lo. Isso apenas garante que ele perdurará por muito tempo.
Então, a primeira coisa a fazer sobre o pesar é
liberá-lo. Chore, grite (de uma maneira saudável, não numa forma que ofenda outras pessoas), dê murros (Eu encorajo as pessoas a usarem uma vara, ou algum outro instrumento com o qual elas possam golpear um grande travesseiro. Um bastão de beisebol funciona maravilhosamente num velho pneu. Uma mangueira também pode ser poderosa, se usada sobre alguns catálogos telefônicos antigos.).
Dr. Elisabeth Kübler-Ross costumava dizer que todo hospital deveria ter não apenas uma capela, onde alguém vai para ficar quieto, rezar ou simplesmente se sentar em paz, mas também um aposento de gritaria, aonde as pessoas poderiam ir para colocar seu pesar para fora. Mas não, ela diria, o que eles fazem em hospitais é dar um sedativo para a pessoa que está pesarosa com a morte de um ser amado e mandá-la para casa.
Um dos problemas em nossa sociedade, Dr. Ross costumava dizer, é que somos ensinados a sedar
todas as nossas Emoções Naturais. Até o amor. Como resultado, essas emoções são reprimidas, levando, como mencionei acima, a emoções muito antinaturais. O medo reprimido se transformará em pânico. Uma simples inveja, quando reprimida, se transformará num ciúme doentio. A raiva reprimida se transformará em cólera. E o amor reprimido se transformará em possessividade.


Amor, Seu Amigo...

De: Neale Donald Walsch
Tradução: Sandra Barroca

Nenhum comentário:

Postar um comentário