quarta-feira, 7 de julho de 2010

O PERDÃO E SEUS EFEITOS CURATIVOS


O perdão e seus efeitos curativos
Por Sarah Pérez Barnes

O perdão é um dos atos mais nobres que uma pessoa pode consumar, ainda que tenha sido subutilizado como recurso curativo. Tem-se demonstrado cientificamente que que perdoar se torna uma medicina eficaz, por ser uma espécie de bisturi simbólico que corta o cordão umbilical que nos une à dor, nutrindo e conservando. Seu efeito positivo na saúde física e espiritual melhora nossa qualidade de vida no sentido geral.

Porém, perdoar não é uma tarefa fácil, porque demanda fortaleza e valentia da pessoa que se sente ofendida. Ao contrário do que muitos pensam, esquecer uma ofensa é um ato de fortaleza, não de debilidade, porque envolve uma grande dose de vontade da parte animal do ser humano para superar e vencer o impulso da vingança.
O rancor prejudica a saúde.

O rancor é um sentimento ruim, pois quando nos lembramos de uma ofensa ou pensamos na pessoa ou circunstância que a provocou experimentamos sensações incômodas : frustração, dor, impotência e ansiedade. Essa cara tóxica inunda nossa mente, se instala em nosso organismo e nos provoca angústia e felicidade.

Tem-se comprovado que a raiva, o rancor e o ressentimento são emoções que nos conectam diretamente com a hipertensão arterial e outras enfermidades, além de produzir incômodos como dores de cabeça, indigestão, tensão muscular e cólicas. Entretanto, nenhum dos incômodos físicos produzidos pelo ódio e pelo rancor são comparáveis com o prejuízo que nos provocam no aspecto psicológico : apagam o espírito e nos roubam a energia positiva.

Que dizem os cientistas?
Na maioria dos casos, as ofensas produzem sentimentos de coragem, de dor e de ressentimento e, em muitas ocasiões, o desejo de se vingar do causador da queixa, ultraje ou humilhação e de cobrar "olho por olho " e "dente por dente".

A pessoa que se nega a perdoar e alimenta o rancor segue sendo vítima de quem a feriu no passado e ainda que muito se tenha falado do "doce sabor da vingança", está comprovado que saber perdoar oferece muito mais vantagens - a longo prazo - que cobrar uma ofensa.

Os resultados de algumas investigaçoes científicas têm demonstrado que as vítimas que perdoam os seus agressores experimentam uma melhora física e psicológica maior que aquelas que não o fazem. Quem se recusa a perdoar, conserva em seu interior uma carga de sentimentos negativos e isto faz com que o ato da agressão se prolongue mais no tempo.

Entretanto, não são apenas as seitas religiosas as que proclamam os benefícios do perdão, mas também a psicologia apoiam que o rancor, a coragem e o desejo de vingança danificam o corpo e a alma, porque provocam e criam emoções negativas no cérebro, que impedem o funcionamento sereno e equilibrado de uma pessoa.
Segundo as últimas investigações científicas, quando o estado de ânimo se mantém desejando uma revanche ou represália, o cérebro e o corpo humano criam toxinas que atuam sobre o organismo e afetam os sistemas cardiovascular, digestivo e nervoso.

O doutor Frederick Luskin, professor da Escola de Medicina da Universidade de Stanford e fundador do Projeto Stanford de Perdão ( instituição que estuda os efeitos do perdão no ser humano ), assegura que perdoar nos libera para viver a plenitude e com saúde mental, corporal e espiritual.

Segundo os estudos de Luskin ( que também é autor da obra " Perdoe para sempre ) , quando uma pessoa perdoa uma ofensa, eleva a sua vitalidade, seu apetite, seus padrões de sono e de energia. Tudo o que diminue a ira, a dor e a depressão pode reduzir também a pressão arterial e tornar as pessoas mais otimistas, energéticas e vitais.

BENEFÍCIOS DO PERDÃO :

Os investigadores dotema asseguram que ao perdoar, se obtêm os seguintes benefícios :
- diminuição dos níveis de ira e de hostilidade
- aumento dos sentimentos de amor
- melhor habilidade para controlar a ira
- aumento da capacidade de confiar nos outros
- liberação dos sentimentos associados a eventos do passado
- ajuda para evitar a repetição de certos padrões negativos
- melhora significativa das desordens de índole psicológica e da saúde em geral
- benefício tanto a quem o outorga quanto a quem o recebe
- fortalece e solidifica as relações

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PERDOAR ?
Perdoar é um grande desafio, pelo valor que nossa cultura dá ao Eu e ao Ego. Nos faz ver que perdoar é um símbolo de debilidade. Mas isso não é correto, porque esquecer uma ofensa, ultraje, escárnio, injúria, insulto ou maltrato é um ato valente que leva implícito uma grande integridade.
Ainda que perdoar seja um ato que se torna tão positivo e terapêutico, muitas pessoas se negam a fazê-lo por várias razões, entre elas :
- pensam que esta atitude é uma maneira de demonstrar que "têm razão"
- consideram que é uma forma de controlar a situação ou de manter certa ilusão de controle
- utilizam-na como um meio para evitar a intimidade
- tratam com isso de evitar sentimentos mais profunds de tristeza, desespero, dor, abandono e rejeiçao
- estimam que é uma forma de se fazer escutar, castigar ou de retaliação
- usam essa atitude como para que insistir em que o problema é seu e não de outra pessoa
- entendem que agindo assim conseguem com que a vida continue como está e borram a claridade que poderia proporcionar uma mudança a qual temem.

FORA RANCOR !
Carolina Myss, autora do best seller "Anatomia do Espírito", afirma que manter vivo o rancor é como se tivessem feito a você uma ferida física que a cada instante se abrisse para sentir quão terrível e dolorosa ela é.
O psicólogo norteamericano Michael E. McCullough e seu grupo de colaboradores estudaram a personalidade dos vingativos, os processos e atitudes que o perdoar requer e os efeitos saudáveis que daí se derivam. Concluem também que perdoar pode otimizar a qualidade de vida, a pressão arterial, o sistema imune e prevenir a depressão e a ansiedade.


Os textos sagrados de diversas religiões como o budismo, o hinduismo e o cristianismo, aconselham a absolvição e a graça do perdão ante as ofensas sofridas. De modo que na dimensão de nossa vida como crentes, é aconselhável que saibamos perdoar para assim obter a graça divina.

O perdão nos ajuda a reduzir o ressentimento, a raiva e a irritação, sentimentos que desenvolvem na pessoa uma certa sensação de culpa, ansiedade e agitação. O rancor, a corageme o desejo de vingança danificam o corpo e a alma, porque provocam emoções negativas no cérebro e impedem um funcionamento sereno e equilibrado.

Perdoemos ! porque o perdão é um sentimento de reconstituiçao e encontro e através dele não apenas vamos favorecer nossa saúde física como também vamos acalmar nosso espírito, alcançar paz interior e a graça divina.


Tradução - Carla Rigo
Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário